quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Sempre Vale a pena!




     Sempre vale a pena restaurar relacionamentos: Uma vez que a vida consiste em aprender a amar, Deus  quer que valorizemos os relacionamentos e nos esforcemos para mantê-los, em vez de descartá-los sempre que houver um desacordo, uma mágoa ou um conflito, embora eu nem sempre haja assim. Deus gosta de quando promovemos a paz, mas paz não significa evitar conflitos. Fugir de um problema não querendo falar dele o evitá-lo é, na realidade, covardia. Algumas vezes geramos conflitos, outras precisamos evitá-los, mas sempre devemos solucioná-los.

     A maioria dos nossos conflitos tem suas razões em causas não satisfeitas, normalmente diz respeito a algo que fere nosso orgulho. Esperamos, muitas vezes, que outras pessoas supram nossas carências e necessidades, mas esquecemos que ninguém, exceto Deus, pode suprir todas as nossas necessidades e quando uma delas não é satisfeita, gera-se um conflito
     Se você quer que um relacionamento seja restaurado, tome a iniciativa. Sim, VOCÊ deve tomar a iniciativa, não importa se você ofendeu ou foi ofendido: Deus espera que você dê o primeiro passo.
     Quando a comunhão é quebrada vá, imediatamente, fazer uma conferência de paz, não procastine, quanto mais tempo você levar para se retratar, mais magoada e irritada ficará a outra pessoa. Demoras só aprofundam o ressentimento e piora a situação. Quando se trata de conflitos o tempo não cura nada; ele faz com que as mágoas se aprofundem.

     Antes de procurar solucionar qualquer desavença você deve primeiro dar ouvidos aos sentimentos da pessoa. Preste atenção, concentre-se em seus sentimentos, não nos fatos. Não comecem perguntando como ela se sente, deixe e escute ela se descarregar emocionalmente, sem ficar na defensiva. Preste atenção, acene com cabeça, não necessariamente concordando com ela diz, mas mostrando que está atento. mesmo que seja ilógico, sentimentos são assim mesmo e o ressentimento, muitas vezes nos faz pensar coisas tolas.

     No entanto, a Bíblia nos ensina, em Provérbios 19:11, que a sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas. A paciência vem do conhecimento e o conhecimento vem de escutar a perspectiva dos outro. "Valorizo sua opinião, preocupo-me com nosso relacionamento e você é importante para mim."

     Se você deseja solucionar um conflito, admita os seus erros e transgressões, converse com uma pessoa de confiança, conte a história, pergunte se VOCÊ é o problema. Quando você começa admitindo os seus erros, isso neutraliza a raiva da outra pessoa e desarma o seu ataque, porque provavelmente ela pensava que você ficaria na defensiva, confesse, sinceramente, qualquer participação que você tenha no conflito. Aceite a responsabilidade dos seus erros e peça perdão.

     Não há como solucionar o problema se você fica procurando de quem é a culpa. Para o bem da comunhão jogue fora tudo que te leva a menosprezar, ignorar, condenar, acusar, condenar, comparar, rotular, insultar, também não seja nem irônico, nem sarcástico isso quebra a comunhão. Façam tudo que for possível para viver em paz, mas muitas vezes esta paz exige de nós um preço mito alto: Nosso orgulho.

     Por fim, podemos restabelecer um relacionamento mesmo quando não somos capazes de resolver nossas diferença. resolver um conflito não significa esquecê-lo. 

     Você está disposto a esquecer o conflito e restaurar o seu relacionamento? Então ore, peça a Deus direção e se possível, ligue para a pessoa que você quiser se reconciliar e façam as pazes.

"Como é bom e agradável quando os irmãos vivem em harmonia"

Texto base: WARREN, Rick. Uma vida com propósito.Editora Vida, São Paulo, 2003.

Um comentário:

Caio Fernando de Abreu disse...

Mas não te procuro mais, nem corro atrás. Deixo-te livre para sentir minha falta, se é que faço falta… Tens meu número, na verdade, meu coração, então se sentir vontade de falar comigo ou me ver, me procura você.