domingo, janeiro 01, 2012

20 lições que aprendi ano passado.



 


1. Aprendi no ano que passou que, por mais velho que você seja, sempre há o que aprender. Aprendizado é um processo incessante. Aprendi muito mesmo, em especial sobre o comportamento humano. Nunca ache que vai parar de aprender – e nunca deseje isso. Quem acha que já sabe tudo é um zumbi, um morto-vivo. Mesmo agora, de cabelos grisalhos, minha oração diária é: “Senhor, que hoje eu aprenda mais do que ontem e amanhã mais do que hoje”.




2. Coisas boas acontecem sempre ao mesmo tempo que as más. Nunca ache que você será 100% feliz ou 100% infeliz. Alegrias e tristezas coexistem e sempre coexistirão, por isso, esperar um estado absoluto de felicidade é enganar-se e perder tempo. Jesus celebrou e alegrou-se na Ceia na mesma noite em que foi preso e execrado.
3. Não despreze as infelicidades: aprenda com elas. Certo, José do Egito?
4. Nunca procure o amor nas pessoas que buscam os próprios interesses. Não o procure entre aqueles que ficam sentados, esperando que você abra a porta do carro, mande flores, faça serenatas ou lhes dê bombons. Devote sua vida a aqueles que abrem mão de si mesmos por você e que te dizem “não importa que você tenha limitações e não possa fazer muitas coisas por mim. Eu esperarei anos, se for preciso, aguardando você sair do carro, que me dê uma única pétala de rosa e que cante somente uma nota musical para mim. O bombom? Deixa pra lá, só o que me interessa é estar com você”. E, aí, reapaixone-se diariamente por essa pessoa, pois é ela que vale a pena: amor bíblico é a ação de abrir mão de si. Em linha alguma da Bíblia amor é o sentimento do “é bom pra mim”. Jesus deu o exemplo do amor verdadeiro ao abrir mão de sua glória e, sem esperar nada para si, fazer-se como um de nós e apenas doar-se (Fp 2.5-9): esse é o amor infinito, bíblico, real e que é vida e não palavras.
5. Persista nos ideais e objetivos em que você acredita. Moisés suportou nove “nãos” de faraó antes de ele deixar o povo hebreu partir.
6. Se um projeto que você crê ter sido posto no teu coração por Deus foi pro freezer por força das circunstâncias, apenas ore e entregue nas mãos do Senhor. 
7. Tenha sempre a certeza absoluta de que você vai pecar muito. Mas lembre-se que você tem um Conselheiro que te mostra o caminho do acerto e um Advogado junto ao Pai intercedendo por você. Errou? Sacuda a poeira, siga em frente… e não peques mais. Tenta, eu sei que é difícil, mas tenta pelo menos, vai.
8. Leia e estude o máximo que puder.  Procure escutar quem sabe mais. Em 2
9. Leitura e estudo Teológico são fundamentais, mas nunca pare de buscar Deus por meio das disciplinas espirituais. Se você se afastar da disciplina diária de comunhão com o Criador vai errar o alvo muito mais do que imagina. 
10. Cuidado, muito cuidado com o estresse. Gaste mais tempo vendo o pôr-do-sol e andando de bicicleta na praia. Não é pecado e Deus se agrada que seus filhos tenham momentos de lazer.
11. Essa é dura: pessoas não são confiáveis. São egoístas, mentirosas, pecadoras e seus deuses são seu próprio ventre. Nenhuma novidade nisso, desde Adão e Eva é assim. Mas não custa lembrar: cuidado com o ser humano. Cuidado com gente. É horrível admitir essa realidade, mas confiança total só dá pra ter mesmo em Jesus. Então, se você fizer amizade com alguém que prove a você a sua lealdade, agarre-se a ela com unhas e dentes.
12. Tenha um filho. É o maior exercício possível do fruto do Espírito que você pode imaginar: um filho traz amor, alegria, paz (na hora em que dorme, claro), paciência (muita!), amabilidade (na hora de ensiná-lo), bondade (é incrível como você aprende a abrir mão das suas coisas para fazer o que é bom para ele), fidelidade (dê atenção a outra criança na frente dele e veja o que acontece), mansidão (calma, Mauricio, foi só o iPhone que ele jogou pela janela, calma) e domínio próprio (pra não ir dormir num hotel na terceira noite seguida que você passa em claro pelo choro do neném). E tem um bônus: ele ainda pode te fazer perder seis quilos – por você ficar a noite toda o embalando pra lá e pra cá e por seu prato sempre ter de ser largado na metade pra trocar uma fralda ou dar um remédio. Mais eficiente que qualquer dieta ou academia.
13. Criar um blog por ordem médica para desestressar pode ser muito estressante para quem critica os erros da igreja e é lido por cristãos que acham que Evangelho é só festa e celebração e esquecem de “tomar a sua cruz e seguir Jesus”. Se você quer agradar as pessoas e não a Deus, desista de blogar a sério. Faça um desses blogs de poesia ou frases bonitinhas – todos vão elogiar e achar lindo.
14. Não há prazer maior do que ajudar uma pessoa que está sofrendo.
15. Não há sofrimento maior do que tentar ajudar alguém e sua tentativa de auxílio ser solenemente ignorada.
16. Dinheiro é só dinheiro. É deprimente ver pessoas perderem sua dignidade, sua honra e sua honestidade por amor a ele.
17. Coisas que descobri serem imprescindíveis para a alegria da alma na vida secular: livros de poesia, jazz clássico, abraços, ar condicionado, sensação de dever cumprido, escrever e uma outra coisa que não posso dizer para não escandalizar alguns irmãos (calma, não é o que você está pensando. Mas isso também).
18. Pare de ver TV. Descobri que você não perde nada abolindo esse troço. Pelo contrário: você ganha tempo para viver uma vida real, como se fez por milênios antes de essa desgraça ser inventada, há apenas 60 anos. Parar de ver TV não traz prejuízo pra seus conhecimentos gerais, te dá mais tempo para curtir pessoas e os locus amoenus da sua vida, para se relacionar com Deus e para viver a vida real e não a ficção dos telejornais – palavra de quem trabalhou 9 anos em telejornalismo. Esqueça a TV e vá ver o entardecer no Arpoador com um bom livro de Fernando Pessoa e uma ópera de Bizet ou Puccini no ipod.
19. Aconteça o que acontecer, trate as pessoas com carinho, respeito e delicadeza. Agresividade, ofensas e palavreado torpe só servem para… bem, para nada.
20. Ignore listas com lições aprendidas por outras pessoas ao longo do ano passado. A sua vida é única e o que Deus ensinou a mim pode não servir em nada para você. Mas, se servir, que aproveite ao máximo!
Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Adaptado de: 20 lições que aprendi ano passado. 



Nenhum comentário: