1. Aprendi no ano que passou que, por mais velho que você seja, sempre há o que aprender. Aprendizado é um processo incessante. Aprendi muito mesmo, em especial sobre o comportamento humano. Nunca ache que vai parar de aprender – e nunca deseje isso. Quem acha que já sabe tudo é um zumbi, um morto-vivo. Mesmo agora, de cabelos grisalhos, minha oração diária é: “Senhor, que hoje eu aprenda mais do que ontem e amanhã mais do que hoje”.
2. Coisas boas acontecem sempre ao mesmo tempo que as más. Nunca ache que você será 100% feliz ou 100% infeliz. Alegrias e tristezas coexistem e sempre coexistirão, por isso, esperar um estado absoluto de felicidade é enganar-se e perder tempo. Jesus celebrou e alegrou-se na Ceia na mesma noite em que foi preso e execrado.
3. Não despreze as infelicidades: aprenda com elas. Certo, José do Egito?
5. Persista nos ideais e objetivos em que você acredita. Moisés suportou nove “nãos” de faraó antes de ele deixar o povo hebreu partir.
6. Se um projeto que você crê ter sido posto no teu coração por Deus foi pro freezer por força das circunstâncias, apenas ore e entregue nas mãos do Senhor.
7. Tenha sempre a certeza absoluta de que você vai pecar muito. Mas lembre-se que você tem um Conselheiro que te mostra o caminho do acerto e um Advogado junto ao Pai intercedendo por você. Errou? Sacuda a poeira, siga em frente… e não peques mais. Tenta, eu sei que é difícil, mas tenta pelo menos, vai.
9. Leitura e estudo Teológico são fundamentais, mas nunca pare de buscar Deus por meio das disciplinas espirituais. Se você se afastar da disciplina diária de comunhão com o Criador vai errar o alvo muito mais do que imagina.
10. Cuidado, muito cuidado com o estresse. Gaste mais tempo vendo o pôr-do-sol e andando de bicicleta na praia. Não é pecado e Deus se agrada que seus filhos tenham momentos de lazer.
11. Essa é dura: pessoas não são confiáveis. São egoístas, mentirosas, pecadoras e seus deuses são seu próprio ventre. Nenhuma novidade nisso, desde Adão e Eva é assim. Mas não custa lembrar: cuidado com o ser humano. Cuidado com gente. É horrível admitir essa realidade, mas confiança total só dá pra ter mesmo em Jesus. Então, se você fizer amizade com alguém que prove a você a sua lealdade, agarre-se a ela com unhas e dentes.
13. Criar um blog por ordem médica para desestressar pode ser muito estressante para quem critica os erros da igreja e é lido por cristãos que acham que Evangelho é só festa e celebração e esquecem de “tomar a sua cruz e seguir Jesus”. Se você quer agradar as pessoas e não a Deus, desista de blogar a sério. Faça um desses blogs de poesia ou frases bonitinhas – todos vão elogiar e achar lindo.
14. Não há prazer maior do que ajudar uma pessoa que está sofrendo.
15. Não há sofrimento maior do que tentar ajudar alguém e sua tentativa de auxílio ser solenemente ignorada.
16. Dinheiro é só dinheiro. É deprimente ver pessoas perderem sua dignidade, sua honra e sua honestidade por amor a ele.
17. Coisas que descobri serem imprescindíveis para a alegria da alma na vida secular: livros de poesia, jazz clássico, abraços, ar condicionado, sensação de dever cumprido, escrever e uma outra coisa que não posso dizer para não escandalizar alguns irmãos (calma, não é o que você está pensando. Mas isso também).
19. Aconteça o que acontecer, trate as pessoas com carinho, respeito e delicadeza. Agresividade, ofensas e palavreado torpe só servem para… bem, para nada.
20. Ignore listas com lições aprendidas por outras pessoas ao longo do ano passado. A sua vida é única e o que Deus ensinou a mim pode não servir em nada para você. Mas, se servir, que aproveite ao máximo!
Paz a todos vocês que estão em Cristo.
Adaptado de: 20 lições que aprendi ano passado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário