quinta-feira, abril 05, 2012

MEDO!


     Medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a enfase do medo. É provocado pelas reações físicas sendo iniciado com uma descarga de adrenalina no nosso corpo causando aceleração cardíaca e tremores. 
     O medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental que gera uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse preparando o indivíduo para fugir ou lutar. (Fonte: centro de psicologia especializado em medos).

     Eu preferi lutar, tenho muitos medos, tenho medo de baratas (muito medo) e tenho medo de dirigir (aí é quase pavor) "Senti o coração disparado, uma sensação de perda de controle, como se eu fosse desmaiar, morrer ou ficar louco" este é, normalmente, o relato de quem passou por um ataque de pânico. Foi o mesmo que eu senti durante minhas aulas de direção e o meu teste no DETRAN. Senti vontade de vomitar, de ir ao banheiro, senti falta de força nas pernas, fiquei muda (EU FIQUEI MUDA!!!!!) era um esforço muito grande ter que falar, mas eu enfrentei. Enfrentei meu medo, era ele contra mim. Ou eu enfrentava ou deixava que ele me dominasse. Não fui aprovada, errei o que eu nunca, nunca errava. Mas não fiquei triste, o teste maior, para mim, era a coragem ( ou falta dela) de encarar um carro, pegar em uma direção. Testes, existirão outros, posso refazê-los quantas vezes eu quiser. Enfrentar o que me atormentava...ah!!! Isso foi bom demais, preciso fazer mais vezes.

     E você, do que você tem medo? Você tem medo de sair de casa, medo de sofrer, medo de se envolver, medo de preconceito, medo de fracassar, medo de não ser aceito, medo de assumir que errou, medo de pedir perdão, medo de voltar atrás, medo de ser rejeitado ( tenho medo disso também), medo de assumir o que fez, medo de assinar comentário? (não é indireta....é para "os anônimos" de plantão....tá vendo isso é assumir). Talvez você tenha medo de pessoas que estão longe, medo da competição, medo dessa pessoa ser melhor do que você, medo de perder, medo de não ser perdoado, medo de não falar com amigos distantes. São tantos medos... e eu tenho vários! mas aprendi que depende de nós dar o primeiro passo. Eu enfrentei meu Golias, chamei para briga, fui com medo e saí me sentindo vitoriosa! Eu saí do lugar que limitava a minha visão e avancei com a certeza de que eu não preciso temer. No momento da aflição eu me lembrei do Senhor e ele dizia: Não temas porque eu sou contigo, não te assombres porque eu sou o teu DEUS eu te protejo e te ajudo com a destra da minha justiça. Isaías 41:10. Ainda tenho muitos medos para enfrentar...mas pode vir o próximo!







Um comentário:

Rebecca disse...

Ow bixa porreta!!! Essa é a Roberta q eu conheço!!! O medo é realmente um mecanismo de defesa e cabe a cada um de nós dar um "jeito" de avisar ao cérebro de que esse perigo não é letal.
O melhor da vida é poder olhar para trás e dizer: eu tentei, tentei e vou continuar tentando. Quem se ESCONDE e não enfrenta a vida é, sim, um COVARDE. Agora fica a experiência e bola para frente!!!!
Bjuuu enormeeeeeeee!!!